O Songahm

Taekwondo

Tal como qualquer arte marcial devidamente ensinada e treinada, o Taekwondo é um sistema não agressivo e ético de defesa pessoal.

O Taekwondo surgiu há pouco mais de mil anos e tornou-se, desde então, uma das artes marciais mais populares do mundo. Os seus praticantes beneficiam de disciplina física e mental, bem como uma excelente condição física e a capacidade de se defenderem se assim for necessário. O Taekwondo não é apenas um desporto de combate mas também um estilo de vida para os seus entusiastas espalhados pelo mundo fora.

A palavra Taekwondo consiste em três palavras Chino-coreanas: Tae, siginificando pontapear ou saltar; kwon, siginificando punho ou mão; e Do, significando “via”. Em termos gerais (ou literais) pode ser traduzido como “A Via das Mãos e dos Pés”.

Ainda que famoso pelo seu vasto leque de técnicas de pontapés, no Taekwondo também se treina a potência das técnicas mediante as técnicas de quebras de madeira com os pés e as mãos. O treino de Taekwondo é composto por uma variedade de técnicas, nas quais se incluem golpes com as mãos, pontapés, esquivas, saltos e defesas. No Taekwondo também se foca no treino de combate e no treino de sequências formais de movimentos, chamadas poome-saes ou formas (ou fórmulas).

O estilo de Taekwondo praticado pela ATA Worlwide é o Taekwondo Songahm, um estilo especificamente desenvolvido nos últimos 40 anos pelo “Eterno Grão Mestre H. U. Lee” com o intuito de tornar esta arte marcial acessível a qualquer um que queira aprender e verdadeiramente aplicar o Taekwondo e as força e beleza das suas técnicas.

História

Os Primórdios

Descobertas arqueológicas pinguifras nas paredes de Muyong-Chong (um túmulo regalfforma de taekwondo), num período anterior ao ano de 50 a.C, não deixam dúvidas sobre a existência de uma manifestação da antiga arte do Tae-Kyon: representam homens desarmados a praticar um combate e a utilizar técnicas bastante características da arte, como a "faca da mão", o punho cerrado e a posição de luta clássica.

No século VII, a Coreia estava dividida em três reinos: Koguryofg, Aekche e Sillffgga. Nesta época, destes três reinos que viviam em constantes conflitos, Silla (o menor e menos desenvolvido deles) estava sempre a ser invadido pelo outros, bem como por piratas japoneses, que se aproveitavam de sua fraqueza e incompetência militar para saqueá-los. Ignorando as suas diferenças com seu vizinho mais próximo, e preocupado com a segurança de seu próprio reino, o rei de Koguryu amedronta-se frente aos ataques dos piratas japoneses e resolve enviar forças militares para treinar alguns guerreiros da nobreza de Silla e ajudá-los a combaterem e livrarem a própria península, dos ataques inimigos. Esta foi a primeira vez que o taekwondo (naquela época conhecido como Tae-Kyon) foi introduzido no reino de Silla, que seria, a partir de então, seu maior propagador.

O rei de Silla acreditava que ainda lhes faltava uma ideologia, pois sem ela não seriam mais que um grupo de assassinos bem treinados. Estudaram então história, filosofia confuciana, ética e moral budista. Com base nas aprendizagens formularam o seu código de honra:

  • Fidelidade ao rei;
  • Lealdade aos amigos;
  • Respeito aos pais;
  • Nunca recuar perante o inimigo;
  • Só matar quando não houver alternativa.

A bravura e a devoção destes jovens tornou-se o sinónimo do ideal de um povo, simbologia que permanece até aos dias actuais.

Os Tempos Modernos

No período de ocupação japonesa, a prática do Tae-kyon foi proibida. Nesta mesma época, muitos coreanos imigraram para o Japão em busca de melhores condições de vida, sendo que algum destes aprenderam as artes marciais japonesas, como o Karate (Tang Soo Do em coreano).

Uma vez independente, a Coreia procurou reencontrar as suas raízes, nomeadamente, na busca de um estilo que pudesse sistematizar uniformemente as artes marciais nacionais.

Foi o General Choi Hong Hi quem propos o nome Taekwondo a 11 de Abril de 1955 e a 22 de março de 1966 foi fundada a International Taekwon-do Federation (I.T.F.). Esta enviou professores pelo mundo com o intuito de divulgar a luta, elaborando 24 novos katas (conhecidos como Hyong ou Tul), técnicas e regras específicas, resgatando os pontapés muito valorizados no Tae-kyon (estilo CHANG HUN) que mantem as posturas marciais de combate.

No início eram utilizados os katas japoneses, com nomes em coreano, daí a semelhança dos estilos, conhecido na década de 70 como karate coreano.

O Período das Cisões

Nesta altura houve uma centralização das escolas em torno da ITF, todavia alguns mestres não concordaram e continuaram a manter as suas escolas.

No início da década de 70, problemas políticos levaram o Gen. Choi ao exílio, que levou consigo a federação para o Canadá. O vazio provocado com essa ruptura gerou a formação da WTF a 28 de maio de 1973, que passou a subsidiar os mestres, e formou um instrumento marcial controlado pelo governo coreano (estilo KuKiwon), que elaborou novas formas (Palgwe e Poonse), e ênfase às competições olímpicas.

O Estilo Songahm

"In victory, be humble. In defeat, be strong. In all things be fair."

Eternal Grand Master H. U. Lee

A Estrela Songahm é o padrão que se forma no chão se todas as 18 poome-saes ou fórmulas do sistema Songahm forem executadas. Numa estrela Songahm perfeita, a distância do ponto central à ponta da estrela é de 9 pés (sendo que “pés” representa o tamanho do pé de cada aluno, já que cada aluno tem a sua própria estrela Songahm). A distância total do topo à parte inferior deverá igualar 18 pés, representando o número total de fórmulas no sistema Songahm do Taekwondo.

“Arte Marcial” é um termo geral que engloba inúmeros estilos de artes de disciplina física (combate) que foram sendo desenvolvidos ao longo da História. Dizer-se que o estilo Songahm é apenas mais “uma arte marcial” seria dar uma explicação simplista da maior e mais centralizada arte marcial do mundo. Este sistema de ensino e de treino não encontra igual na comunidade das artes marciais.

Durante os seus anos iniciais, a ATA Worlwide usava as fórmilas do estilo Chahng-hun (também utilisada pela Iternational Taekwondo Federation). Ainda que este estilo fosse largamente aceite na comunidade do Taekwondo, o Eterno Grão Mestre H.U.Lee entendeu que as suas fórmulas não refletiam o Takwondo com precisão, particularmente no tocante à força e à beleza dos pontapés. Consequentemente, o Eterno Grão Mestre acreditava que tais fórmulas traziam pouco ao currículo de Taekwondo. Por exemplo, esperava-se que os cintos brancos soubessa executar o pontapé frontal e o pontapé lateral. No entanto, o pontapé frontal apenas surgiria na terceira fórmula (cinto amarelo) e o pontapé lateral apenas em fórmulas posteriores!

Entre 1983 e 1990, o Eterno Grão Mestre criou e introduziu dezoito fórmulas ou poome-saes do estilo Songahm. Estas fórmulas integram um currículo totalmente integrado, segundo o qual aquilo que cada aluno aprende vem reforçar tudo o resto. As fórmulas contêm todas ou quase todas as técnicas exigíveis aos alunos em cada nível. As “defesas e ataques” complementam as fórmulas e todos estes padrões conduzem de forma lógica para as técnicas exigidas no nível subsequente.

O currículo oferecido pelo Taekwondo Songahm facilita uma progressão suave de uma graduação para a outra. Desta forma um aluno que comece a treinar Taekwondo com a sensação de que “nunca conseguirá fazer uma defesa eficiente” dará por si a dar rotativos no ar pouco tempo depois.

O Taekwondo Songahm também se foca no desenvolvimento pessoal da mente e do corpo. Dizer que é apenas defesa pessoal é não ter em consideração as importantes ideias e filosofias desta antiga arte.

A crescente capacidade de defesa pessoal resultante do treino de Taekwondo é, na realidade, um dos benefícios resultantes da dedicação de cada um aos valores, à filosofia e ao treino de Taekwondo Songahm. Enquanto treina numa verdadeira aula de Taekwondo tradicional, um aluno encontra-se focado no desenvolvimento físico mas também na Disciplina, na Honra, no Auto-controlo, no Respeito, na Cortesia, na Perseverança e na Lealdade.

Um iniciante não procura tornar-se num perito em artes marciais no espaço de um mês ou dois uma vez que, em primeiro lugar, deverá ser criada uma forte fundação no Taekwondo. Tentar evoluír para além do seu nível sem a condução acertada é como construír uma casa sobre cimento que ainda não secou. Ainda que a casa se consiga erguer, a fundação não será forte e a aparência da casa poderá não ser tão apresentável.

A ATA Worlwide ajuda a construír fundações sólidas de Taekwondo Songahm em cada um dos seus membros. Uma fundação sobre a qual a arte marcial (mente e corpo) e a defesa pessoal poderão ser construídas perpetuamente.

Songahm em Portugal

O Taekwondo Songahm chegou a Portugal em Setembro de 1991, trazido pelo então Instrutor em Formação José Pedro Reyes, guiado pelo sonho de difundir esta arte marcial pela Europa, começando pelo nosso país.

Ao conhecer o Taekwondo Songahm em 1989, José Pedro Reyes optou por seguir os ensinamentos desta Arte Marcial por ser uma Arte de desenvolvimento Total.

O Conceito de Vitória Pessoal, O Sistema Ocidentalizado de Ensino e os Princípios e a Filosofia do Taekwondo Songahm foram as bases que o motivaram ensinar.

Mestre Candidato Reyes nas Cataratas do Iguaçu (1985)

Inspirando-se no exemplo de grandes Mestres das Artes Marciais ao longo do tempo, como Sr. Juan Samaniego (seu Instrutor), Professor Cesar Ozuna e do Saudoso Grand Master H. U. Lee, criador e fundador do Taekwondo Songahm, decidiu-se dedicar uma parte da sua vida a ensinar e a aprender mais sobre esta Arte.

Em Portugal, conseguiu durante o primeiro 1º ano, o feito de ser a Arte Marcial com o maior número de alunos de um só Instrutor, 120 alunos. Isto só foi possível por contar com o apoio e ajuda directa do 1º Grupo de Alunos em Curso de Instrução, aos quais o Taekwondo Português reconhece o mérito: Sr. Jorge Monteiro, Sr. Bruno Alexandre, Sr. Nuno Allen, Srta. Susana Caiola Sr. Fabrice Brito, Srta. Patrícia Costa e Sr. Whalid Saleh.

Desde então, a evolução e o crescimento desta arte em Portugal tem sido constante.

Hoje, o Taekwondo Songahm é alimentado pelo Conselho de Mestres que é composto por:

  • Mestre Miguel Loureiro (6ºDan)
  • Mestre Pedro Tânger (6ºDan)
  • Mestre Francisco Amaral (6ºDan)
  • Mestre António Monteiro (6ºDan)
  • Mestre Candidato José Pedro Reyes (6ºDan)